ONDE E COMO VAI SER?

Sobre Curitiba

Cidadeeeee maravilhosaaaaaaa, cheiaaaaaa de encantos miiiiiiiil! Não, pera.

Curitiba já sediou três edições do N: a primeira, em 1991; a edição de 1998 e a de 2010 – onde o número de encontristas chegou a mais de 5.000 participantes! Também já sediou duas edições do Encontro Regional-Sul de Design, em 2012 e 2014. Ademais, a cidade conta com quatro semanas acadêmicas regulares, um encontro municipal, o Purungo e a Semana D, organizada pela PróDesign. Por essas e inúmeras outras iniciativas, Curitiba foi reconhecida como Cidade do Design pela Unesco, em 2015, ao lado de Buenos Aires, Berlim, Montreal, Kobe, Nagoya, Shengzen, Shanghai, Seul, Saint-Etiénne, Bilbao, Graz e Pequim! E é finalista para ser nomeada Capital Mundial do Design do ano de 2018.

Curitiba borbulha Design e, nesse cenário, acreditamos que a realização do 27º Encontro Nacional de Estudantes de Design na cidade seria uma experiência enriquecedora, pois sabemos que esse panorama, ainda que tão ativo, tem possibilidades de progredir mais. A intenção da realização do evento em questão também abrange a afirmação dos profissionais e da valorização do Design em âmbito cultural, social e econômico, não apenas dentro da cidade em que está sendo realizado, mas no país.

A CONDe Curitiba 2017 acredita que grandes iniciativas nascem de pessoas que se conhecem, reúnem e trabalham para concretizar. Acreditamos que a autonomia que cada pessoa carrega é um fator fundamental para que ela possa se apropriar de seus processos internos e do mundo ao seu redor, utilizando-os de maneira criativa para a construção de alternativas e solução de problemas.

Para tanto, nos pautamos em três instâncias passíveis de ação: o indivíduo, enquanto seus processos internos; as interações que os encontristas podem fazer entre si; e o espaço onde essas interações podem acontecer, influenciando-as. Também nos guiamos em quatro grandes áreas do design: o fator histórico, a localidade, o ensino e o mercado.