COMO POSSO PARTICIPAR?

Como Representante do CoNE

O CoNE é o Conselho Nacional de Estudantes de Design, que se encontra duas vezes no ano, uma vez na edicão de verão e outra na de inverno (que ocorre durante o N), ambas na cidade-sede do N. Ser representante do CoNE significa representar sua universidade dentro de debates e discussões sobre o ensino de design em escala nacional. Representante do CoNE ganha isencão de inscricão, e este edital fica aberto até o dia 01 de Julho. A edicão de verão rolou em janeiro e a próxima edicão (a de inverno) vai ser durante o N, de segunda à sexta, com excessão de quarta-feira.

Os nomes podem parecer meio complicados e assustadores, mas temos esse videozinho, onde a gente explica melhor pra ti como faz! Segue abaixo as instruções por escrito e os links importantes.

Como ser um Representante?

Primeiramente você deve estar matriculado em uma instituição de Ensino Superior (pública ou privada). Para ser um representante, você precisa ser indicado por uma entidade de base (como o centro acadêmico ou diretório acadêmico) ou por 50% +1 dos estudantes regularmente matriculados no curso. Você também precisa conhecer o conteúdo do estatuto do CoNE Design, e por fim, você precisa apresentar de alguns documentos:

Representante indicado por uma entidade de base

  1. Documento oficial com foto
  2. Comprovante de vínculo ativo do representante com a instituição de ensino
  3. Estatuto da entidade de base devidamente registrado e autenticado em cartório
  4. Declaração assinada por pessoa competente segundo estatuto da respectiva entidade de base, com reconhecimento de firma em cartório, delegando-o a função de representar pública e juridicamente os seus membros associados
  5. Ata de posse da atual diretoria, registrada em registro civil da cidade, ou Estado, em que possui sede foro
  6. Termo de apresentação dos documentos acima assinada pelo representante

* Caso não haja registro em cartório da ata de posse, a Entidade de Base poderá enviar outros documentos comprobatórios da posse anexados a uma carta explicativa assinada pela Coordenação do curso, registrados ou com reconhecimento de firma em cartório, e essa documentação estará sujeita à avaliação da Mesa Coordenadora.

*O suplente deverá ter as mesmas documentações do representante.

Representante indicado por 50%+1 dos estudantes regularmente matriculados no curso

  1. Documento oficial com foto
  2. Comprovante de vínculo ativo do representante com a instituição de ensino
  3. Carta dos estudantes regularmente matriculados no curso de design delegando-o para esta função, assinada por maioria simples dos estudantes (50% +1)
  4. Declaração da coordenação do curso, com firma reconhecida em cartório, que verifique a legitimidade do vínculo da matrícula dos estudantes que apontaram o representante para o CoNE, e que os mesmos representam maioria simples dos estudantes do corpo estudantil do curso
  5. Termo de apresentação dos documentos acima assinada pelo representante

* O suplente deverá ter as mesmas documentações do representante.

Obrigações

Os representantes devem estar presentes nas reuniões deliberativas do CoNE, cumprindo no mínio 75% de presença. E também não podem esquecer de apresentar um cheque caução ou dinheiro no ato do credenciamento no valor da isenção concedida pelo edital.

Processo Seletivo

Para se inscrever o encontrista deve preencher corretamente o formulário que estará disponível até às 23h do dia 01 de Julho 2017.

Links e Declarações

Formulário para a inscrição do CoNE Inverno (Julho de 2017)
Estatuto do CoNE
Página da Mesa do CoNE no Facebook

Representante indicado por entidade
Declaração da entidade
Termo de Apresentacao de Documentos

Representantes indicados por 50% +1
Declaração do Coordenador de Curso
Termo de apresentação de documentos

Isenção

O edital de representante ganha isenção completa do evento, lembrando que é um representante por universidade, e caso tenha mais, os demais vão como suplentes, mas só o representante ganha isenção.

Dúvidas?

Se a sua pergunta não tiver sido respondida ainda, nossos e-mails e a inbox no facebook tão abertas para te auxiliar no que precisar!

Alguns informes poderão ser acrescentados ou alterados até a data do N CWB 2017 e serão previamente comunicados aos aprovados.